Mundo

EUA não concordam com o pedido árabe para adesão de palestinos à ONU

Agência France-Presse
postado em 15/07/2011 10:08
Washington - Os Estados Unidos não estão de acordo com a intenção da Liga Árabe de apresentar ante a ONU um pedido para que os palestinos sejam incorporados às Nações Unidas, segundo o Departamento de Estado. "Não acreditamos que as tentativas de resolver as questões sobre o estatuto final (de um eventual estado palestino), dentro de organizações internacionais como a ONU, sejam capazes de estabelecer uma paz duradoura, procurada por ambas as partes e os Estados Unidos", afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.

Na véspera, a Liga Árabe informou que apresentará ante a ONU o pedido de adesão dos palestinos às Nações Unidas. "O Comitê de Acompanhamento Árabe decidiu dirigir-se às Nações Unidas para pedir um reconhecimento do Estado palestino", afirmou à imprensa o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi.

Mas o presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Deiss, afirmou que os palestinos precisam, tal como o Sudão do Sul, uma recomendação prévia do Conselho de Segurança para que haja uma votação para o reconhecimento de um Estado próprio.

Os palestinos preveem solicitar em setembro ante a ONU o reconhecimento de um estado palestino mesmo diante da falta de perspectivas para retomar as conversações de paz com Israel, estancadas há nove meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação