Mundo

Manifestação em Jerusalém pela independência da Palestina

Agência France-Presse
postado em 15/07/2011 11:22
Jerusalém - Cerca de mil israelenses, palestinos e militantes estrangeiros se manifestaram nesta sexta-feira (15/7) pela "independência da Palestina" em Jerusalém Oriental, num momento em que os palestinos se dispõem a solicitar em setembro a adesão de um Estado palestino à ONU.

Exibindo bandeiras palestinas, os manifestantes desfilaram da entrada de Jafa, na Cidade Velha, ao bairro árabe de Sheikh Jarrah, cenário de manifestações semanais contra a expulsão de famílias palestinas em benefício dos colonos judeus.

Ante a falta de perspectivas sérias de uma retomada das negociações de paz, estancadas há nove meses, os palestinos planejam pedir à ONU a admissão de um Estado da Palestina, uma opção rejeitada categoricamente por Israel e os Estados Unidos.

Esta "marcha pela independência" foi organizada pelo Comitê de Solidariedade com Sheikh Jarrah, em apoio a um futuro pedido dos palestinos de reconhecimento de um Estado da Palestina.

A manifestação, que percorreu as muralhas da Cidade Velha, tomou simbolicamente em sentido inverso o itinerário seguido em 1o. de junho por dezenas de milhares de manifestantes israelenses, quase todos nacionalistas religiosos, que chegaram a celebrar "a reunificação de Jerusalém".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação