Mundo

Kadhafi : "Nunca deixarei a terra de meus ancestrais"

Agência France-Presse
postado em 16/07/2011 16:02
TRÍPOLI - O líder líbio Muamar Kadhafi ironizou neste sábado os apelos internacionais pela sua saída, jurando que "nunca" deixará a terra de seus "ancestrais".

"Eles me pedem para deixar (a Líbia), é engraçado. Não deixarei a terra dos meus ancestrais, nem o povo que se sacrificou por mim", disse Muammar Kadhafi, comunicando-se por meio de alto-falantes com milhares de líbios reunidos em Zawiya, 50 km a oeste de Trípoli.

"Estou preparado para me sacrificar por meu povo e não deixarei esta terra regada pelo sangue de meus ancestrais que combateram os colonos italianos e britânicos", disse o líder líbio, que enfrenta uma rebelião armada há cinco meses.

As potências mundiais e regionais reunidas na sexta-feira no grupo de contato sobre a Líbia pediram novamente que o coronel Kadhafi deixe o poder e reconheceram plenamente os rebeldes, que o "guia" líbio classificou de "mercenários designados pelo (presidente francês Nicolas) Sarkozy e por seu chefe de inteligência".

"Esses ratos (referindo-se aos rebeldes) tomaram nosso povo como refém em Benghazi, em Misrata e nas montanhas do oeste, e se aproveitam dele como escudo humano", disse ainda, prometendo que "cinco milhões de líbios armados marcharão sobre eles e libertarão as cidades ocupadas assim que ordenar".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação