Mundo

Onda de calor se alastra pelo leste dos EUA

Agência France-Presse
postado em 21/07/2011 19:50
As altas temperaturas, combinadas a uma umidade relativa importante, tornam o calor perigoso, acima dos 38 grausWashington - A onda de calor que afeta os Estados Unidos se propagou à costa leste do país, onde os habitantes fazem de tudo para escapar de temperaturas sem precedentes. Uma multidão lotou piscinas, rios e lagos na Costa Leste e no Meio-Oeste dos Estados Unidos para escapar da forte onda de calor que já matou ao menos 22 pessoas nesta semana.

Os alertas estão vigentes na maioria das áreas do centro e do nordeste dos Estados Unidos devido ao calor excessivo, segundo informações do Serviço Meteorológico Nacional (NWS). "As altas temperaturas, combinadas a uma umidade relativa importante, tornam o calor perigoso, acima dos 38 graus".

Uma temperatura de 51 graus foi registrada na quarta-feira em Iowa, no centro do país. Na região da capital federal, os serviços meteorológicos de Washington e Maryland registraram temperaturas de até 42 graus.

Com a promessa de uma brisa marítima, os navios que saem de Boston para observar baleias e os barcos turísticos de alta velocidade ficaram com suas capacidades esgotadas durante a manhã.

Centros de resfriamento em Richmond, Virginia e New York City receberam moradores sofrendo com o calor, e um caminhão com a inscrição "Fonte de Água Móvel" atravessou as ruas de Manhattan oferecendo água para manter as pessoas hidratadas. Na Costa Leste, a alta umidade atingia Washington, onde os habitantes andavam nas ruas com sombrinhas.

A previsão é de que a onda de calor permaneça durante o fim de semana, o que fará os americanos recorrerem às piscinas e a shoppings, munidos de ar-condicionado.

Cidades como Chicago e Detroit abriram "centros de refresco". E em Omaha, Nebrasca, um parque de diversões decidiu colocar cubos de gelo nas piscinas para diminuir a temperatura da água.

Até o fim de semana, a onda de calor pode cobrir metade dos Estados Unidos e afetar quase 50% dos 310 milhões de habitantes do país, segundo a meteorologista do AccuWeather.com Mary Yoon. Em Detroit (norte), um cozinheiro de 37 anos morreu de hipertermia, informou o jornal Detroit Free Press.


Piscinas, rios, lagos e até hidrantes nas ruas se tornaram alternativa para escapar da forte onda de calor



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação