Mundo

América Latina tem maior número de jornalistas mortos em 20 anos

Agência France-Presse
postado em 29/07/2011 18:38
Miami - Com 19 assassinatos de jornalistas em vários países da região nos primeiros sete meses de ano, 2011 se converteu no ano mais trágico para a imprensa latino-americana em 20 anos, alertou nesta sexta-feira a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Em sete meses foram assassinados jornalistas de nove países. Este é o ano mais trágico das últimas duas décadas da imprensa da América Latina, segundo Robert Rivard, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP.

O diretor recordou o assassinato dos últimos dias dos repórteres Yolanda Ordaz de la Cruz, no México, e Auro Ida, no Brasil. Rivard detalhou que os jornalistas assassinados somam cinco no México, quatro no Brasil, quatro em Honduras e um em cada um dos seguintes países: Colômbia, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru e Venezuela. Além disso, disse Rivard, existem outros casos de repórteres mortos por razões alheias ao ofício e que um outro permanece desaparecido no México.

A situação da liberdade de imprensa "se agravou" neste ano nas Américas principalmente devido à violência por parte do crime organizado, considerou a entidade com sede em Miami. O presidente da SIP, Gustavo Marroquín, disse que no México (país com maior registro de crimes contra a imprensa) "há falta de um plano de proteção de jornalistas" e que ainda impera a impunidade. "O crime organizado e os governos autoritários são os maiores inimigos da liberdade de expressão nas Américas", disse Marroquín.

Na quinta-feira, ao menos cinco jornalistas de Notiver, no estado mexicano de Veracruz (leste), protestaram pelos assassinatos de jornalistas. Um mês antes foi assassinado o editor do mesmo diário, Miguel Ángel López, juntamente de sua esposa e um filho de 21 anos, que era jornalista fotográfico.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) cobrou nesta sexta ao governo do México que investigue e puna os culpados pelo homicídio de Yolanda Ordaz de la Cruz.

México é o país mais perigoso da América para a imprensa, com 66 jornalistas assassinados e 12 desaparecidos na última década, segundo o relatório sobre liberdade de expressão da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação