Mundo

Primeiro-ministro do Nepal renuncia

Agência France-Presse
postado em 14/08/2011 16:14
Katmandú - O primeiro-ministro do Nepal, Jhalanath Khanal, renunciou neste domingo, lançando o país em uma nova crise política devido ao confronto entre diversos partidos, ao não conseguir aplicar um processo de paz nacional nem formar um governo estável.

Khanal, presidente do Partido Unificado Marxista Leninista, apresentou sua renúncia ao presidente nepalês após o fracasso de suas negociações com os líderes dos outros partidos, declarou à AFP seu assessor de imprensa, Surya Thapa.

"Ele tentou chegar a um consenso até o último minuto. Mas os partidos não conseguiram entrar em acordo sobre o projeto da Constituição nem no processo de paz, de modo que renunciou", explicou Thapa.

O Nepal saiu de 10 anos de guerra civil em 2006, mas os legisladores eleitos para redigir uma nova Constituição não conseguiram chegar a um consenso sobre a nova Carta Magna em um contexto de vários governos de coalizão frágeis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação