Mundo

Atriz Jodie Foster faz doação para pesquisa extraterrestre

Agência France-Presse
postado em 16/08/2011 21:13
LOS ANGELES - A atriz americana Jodie Foster ajudou a arrecadar mais de 200 mil dólares para o Instituto SETI, para que este continue a esquadrinhar o céu em busca de inteligência extraterrestre, depois de um corte de fundos que forçou a entidade a suspender suas atividades.

"Estamos absolutamente felizes porque milhares de pessoas de todo o mundo deram um passo adiante para declarar seu apoio ao SETI justamente quando mais precisávamos de ajuda", publicou o instituto sem fins lucrativos em seu site.

Seu sistema de radiotelescópio de 42 antenas, que escaneiam o espaço a partir do norte da Califórnia em busca de sinais de rádio que detectem vida extraterrestre, tinha sido interrompido em abril depois que a Universidade da Califórnia em Berkeley cortou seu financiamento.

Mas o instituto, que se financia com doações privadas - a Nasa cortou seus fundos em 1993 - conseguiu reunir desde junho até esta terça-feira 223.255 dólares de 2.558 doadores, entre eles Jodie Foster. É o montante que o Instituto SETI necessitava para retomar seu chamado por rádio para encontrar extraterrestres.

O sistema de radiotelescópios "pode tornar a ficção científica em um fato científico, mas só se estiver ativamente investigando os céus", escreveu a atriz em comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação