Mundo

Outro suspeito pelo caso das escutas do News of the World é detido

Agência France-Presse
postado em 07/09/2011 14:55
Londres - Um homem de 35 anos foi preso nesta quarta-feira (7/9) em conexão com a investigação das escutas telefônicas do tabloide britânico News of the World, o que eleva a 16 o número de detidos neste caso durante o ano, anunciou a Scotland Yard.

O homem, que não foi identificado, foi preso no início da manhã em sua casa sob suspeita de "conspirar para interceptar ilegalmente mensagens de voz" e levado a uma delegacia do norte de Londres para ser interrogado.

Ao mesmo tempo, o The Guardian anunciou que uma de suas jornalistas foi interrogada nos últimos dias sobre supostos vazamentos de informações policiais efetuados neste jornal sobre a investigação das escutas no agora inexistente semanário britânico.

[SAIBAMAIS]Amelia Hill, que neste verão assinou várias das exclusivas que agravaram o escândalo, foi interrogada após a detenção no mês passado de um detetive de 51 anos envolvido ativamente na investigação dos "grampos" telefônicos por suspeitas relacionadas com a "revelação não autorizada de informação".

"Podemos confirmar que Amelia Hill foi interrogada em conexão com uma investigação sobre supostos vazamentos", declarou uma porta-voz do Guardian.

"Em um contexto mais amplo, os jornalistas estariam, sem dúvida, preocupados se a polícia buscasse criminalizar conversas entre fontes extraoficiais e repórteres", acrescentou.

Embora o caso fosse investigado desde 2006, o escândalo se agravou em julho, com a revelação do Guardian de que entre os até 4 mil telefones que funcionários do News of the World possam ter tido acesso na última década supostamente apareceu o de uma menor desaparecida que posteriormente apareceu assassinada.

Durante o ano, 16 funcionários ou ex-funcionários do News of the World foram detidos e postos em liberdade condicional, incluindo a ex-diretora da filial britânica do grupo de Rupert Murdoch, Rebekah Brooks, e Andy Coulson, ex-redator-chefe até 2007 e chefe de comunicação do primeiro-ministro David Cameron até janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação