Mundo

Centro cultural islâmico é inaugurado perto do Marco Zero

Agência France-Presse
postado em 22/09/2011 10:11
Muçulmanos se reúnem na inauguração do centroNova York - Um centro cultural islâmico, cuja localização perto do Marco Zero de Nova York provocou uma intensa polêmica ano passado nos Estados Unidos, abriu as portas na quarta-feira (22/9) em um clima de tranquilidade.

A cerimônia de inauguração do centro "Park51" aconteceu sem nenhum protesto. Ano passado, o anúncio da construção a apenas duas quadras do local em que ficavam as Torres Gêmeas antes do atentado de 11 de setembro de 2001 havia gerado um debate ríspido.

Há apenas um ano, por ocasião do nono aniversário dos ataques, uma tensa mobilização diante do local envolveu defensores e opositores do projeto.

O centro, que foi inaugurado com uma exposição fotográfica com imagens de crianças imigrantes em Nova York, se comprometeu a oferecer serviços sociais e recreativos, assim como instalações de saúde e educação de qualidade mundial, ao lado do enfoque religioso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação