Mundo

Presidente de Taiwan rejeita pedido de Pequim por reunificação da China

Agência France-Presse
postado em 10/10/2011 08:18
Taipé - O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, rejeitou de maneira categórica nesta segunda-feira (10/10) o pedido de reunificação feito na véspera pelo colega chinês Hu Jintao, mas se mostrou partidário do status quo e da democratização da China continental.

"Nós mantemos os status quo ;nem unificação, nem independência, nem uso da força;", declarou o chefe de Estado taiwanês por ocasião do centenário da revolução chinesa, em 10 de outubro de 1911, que acabou com o regime imperial e instaurou a República da China.

"O status quo acalmou consideravelmente as tensões dos dois lados do Estreito de Formosa e conseguiu o respaldo da comunidade internacional", acrescentou o presidente taiwanês durante uma cerimônia em Taipé.

O presidente chinês Hu Jintao defendeu no domingo a reunificação de China e Taiwan durante a celebração do centenário da revolução na China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação