Mundo

Bélgica confirma que irá abandonar a energia nuclear a partir de 2015

postado em 30/10/2011 23:29
Bruxelas - Os negociadores que trabalham na formação de um novo governo na Bélgica confirmaram neste domingo (30/10) que chegaram a um acordo para que o país abandone a energia nuclear a partir de 2015, embora não tenham divulgado um calendário para o fechamento das centrais.

Após dois dias de discussões intensas, os negociadores, sob a liderança de Elio Di Rupo - presidente do partido socialista francófono encarregado de formar o futuro governo, e provável premier a partir de novembro -, confirmaram um princípio de acordo para o fechamento das sete centrais nucleares que funcionam no país, como previa uma lei de 2003.

O novo governo irá elaborar, em um prazo de seis meses a partir de sua posse, um projeto que permita substituir as centrais nucleares por novas fontes de energias renováveis. O debate sobre o futuro da energia nuclear foi retomado na Bélgica após o acidente em Fukushima, no Japão, em março passado.

Em 2003, sob a pressão dos partidos ambientalistas então presentes no governo, o Parlamento belga decidiu pelo fechamento progressivo, entre 2015 e 2025, dos sete reatores nucleares em funcionamento no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação