Mundo

Israel bloqueia contribuição à Unesco

Agência France-Presse
postado em 03/11/2011 18:19
JERUSALÉM - Israel suspendeu nesta quinta-feira (3) o pagamento de sua contribuição à Unesco para penalizar a organização pela admissão da Palestina, último episódio de uma batalha diplomática em que os palestinos estão mais determinados do que nunca a obter seu reconhecimento na ONU.

"O primeiro-ministro Netanyahu ordenou a suspensão da contribuição de Israel à Unesco", anunciou o governo em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, indicando que Netanyahu ordenou que esse orçamento seja destinado a "iniciativas de cooperação que tenham os mesmos objetivos (culturais e científicos) na região.

O valor da contribuição israelense, paga pelo Ministério da Educação, é de cerca de dois milhões de dólares anuais, 1,6 milhão de dólares em cotas e 400.000 dólares para programas especiais, explicou à AFP o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Yigal Palmor.

"A cota de Israel para o ano em curso já foi paga e a de 2012 normalmente deveria ser transferida antes do final de dezembro", indicou Palmor, que assegurou que "diversos Estados não pagam sua contribuição e nenhum deles foi até hoje expulso da Unesco".

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco por suas siglas em inglês) decidiu na segunda-feira em Paris aceitar a admissão da Palestina como membro de pleno direito por 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 votos contra.

O gabinete de Netanyahu considerou que "iniciativas como esta não fazem avançar o processo de paz, e, pelo contrário, distancia".

"O único caminho para alcançar a paz é através de negociações diretas sem condições prévias", acrescentou.

O bloqueio da contribuição israelense à Unesco se junta às sanções decretadas pelo Estado hebreu contra a Autoridade Palestina: construção de 2.000 residências em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia ocupada e bloqueio provisório dos fundos à organização do presidente palestino Mahmud Abbas.

O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta quinta-feira para estudar a candidatura de adesão palestina, que será apresentada formalmente no dia 11 de novembro, embora a votação não seja realizada antes do final de 2011, na qual os palestinos não contam ainda com os nove votos necessários para levar adiante sua proposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação