Mundo

Chefe máximo das Farc, Alfonso Cano é morto na Colômbia

Agência France-Presse
postado em 05/11/2011 09:36
Bogotá - O líder máximo da guerrilha comunista das Farc, Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como Alfonso Cano, foi morto por tropas do Exército colombiano, anunciou o governador do departamento de Cauca à Rádio Caracol. "As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes", Alfonso Cano, que "foi abatido precisamente no ocidente do departamento" de Cauca, disse o governador Alberto Gonzalez Mosquera.
Alfonso Cano foi morto em Cauca
"Tropas do Exército e da Força Aérea realizaram uma operação entre os municípios de Suarez e Lopez de Mikay, onde mataram o ;histórico; Alfonso Cano", revelou Alberto Gonzalez. "Conseguimos confirmar plenamente a morte de Cano. Ainda não sabemos os detalhes de como ocorreu, mas é um fato", confirmou à AFP um oficial da inteligência militar.

Cano era o substituto do chefe e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008. Em setembro de 2010, Jorge Briceno (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.

Fundada em 1964 e hoje com cerca de 8 mil combatentes, as Farc também perderam outros dois dirigentes históricos nos últimos anos: Raul Reyes, morto em um ataque aéreo contra o território do Equador, e Ivan Rios, assassinado por outro rebelde. Os dois integravam o bureau político das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. As autoridades já haviam anunciado a prisão de "El Indio Efraín", chefe da segurança de Alfonso Cano, capturado após intensas operações militares em Cauca.

Com El Indio Efraín; foram detidos outros três membros da segurança de Cano, e no local da ação morreram uma mulher e o operador de rádio do grupo, conhecido por El Zorro.

A captura de El Indio ocorreu na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires, onde prosseguiam intensos combates entre tropas do Exército e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação