Mundo

Hospitalizado, duque de Edimburgo perde Natal com a família real

Agência France-Presse
postado em 25/12/2011 13:53
Sandringham - O príncipe Philip, duque de Edimburgo, de 90 anos, marido da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, pela primeira vez não pôde participar das comemorações do Natal da família real por estar hospitalizado.

O príncipe foi operado na sexta-feira de uma obstrução coronariana, está bem de ânimo e receberá à tarde a visita de alguns familiares, informou o Palácio de Buckingham, que não deu maiores detalhes sobre seu estado de saúde, nem a data prevista para receber alta.

A rainha, sua filha e três de seus filhos visitaram no sábado pela manhã o duque de Edimburgo, hospitalizado em Cambridge (leste), em uma demonstração de preocupação pouco comum na família real.

O príncipe Philip foi submetido a uma cirurgia de desobstrução coroariana, após apresentar dores no peito. Durante o procedimento, foi implantado um "stent", dispositivo que é introduzido na artéria para dilatá-la, uma intervenção "pouco invasiva".

No domingo, a soberana, de 85 anos, e sua família assistiram a uma cerimônia religiosa celebrada na cidade de Sandringham, onde passa as festas há 20 anos.

Catherine, esposa do príncipe William, se uniu pela primeira vez aos festejos da família real, assim como o jogador de rúgbi Mark Tindall, que se casou no verão com Zara Phillips, neta da rainha.

Três mil curiosos se acotovelavam ao longo do trajeto que a família real faz até a igreja, em um momento em que seus integrantes gozam de popularidade alta após o casamento de William e Catherine.

O Palácio de Buckingham informou neste sábado que a recuperação do príncipe Philip não alteraria a agenda de Natal da família real, que tem prevista uma refeição em Sandringham depois da missa e que tem como prato forte um peru criado na propriedade.

Os membros da família real também tem previsto escutar, às 15h GMT (13h de Brasília), a tradicional mensagem de Natal da rainha, transmitida por rede de rádio e televisão, e que também é difundida a todos os países da Commonwealth.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação