Mundo

Delegação da Coreia do Sul se reúne com Kim Jong-un

Agência France-Presse
postado em 26/12/2011 12:03
Seul - Os chefes de duas delegações sul-coreanas se reuniram com o novo líder norte-coreano Kim Jong-un durante uma visita a Pyongyang nesta segunda-feira para prestar sua homenagem ao falecido Kim Jong-il, informou o ministro sul-coreano da Unificação.

Um porta-voz afirmou que Lee Hee-Ho, viúva do ex-presidente sul-coreano presidente Kim Dae-Jung, e a chefe do grupo Hyundai, Hyun Jung-Eun, prestaram seus respeitos ao falecido líder no Palácio Memorial Kumsusan e apresentaram suas condolências a Jong-un.

O ministério não forneceu mais detalhes sobre o encontro, o primeiro entre Jong-un e os visitantes sul-coreanos desde que ele foi proclamado o "grande sucessor" de seu falecido pai. Lee, de 89 anos, e Hyun, de 56 anos, cruzaram a fortemente protegida fronteira e viajaram por terra à capital do norte nesta segunda-feira. "Espero que nossa visita ao Norte ajuda a melhoras as relações Norte-Sul", disse Lee antes de cruzar a fronteira com seus assessores.

O governo da Coreia do Sul, que precisa aprovar todos os contatos transfronteiriços, autorizou sua viagem. Kim Dae-Jung e Kim Jong-il realizaram o primeiro encontro entre as duas Coreias em 2000, enquanto a Hyunday foi a pioneira nos projetos de negócios entre as fronteiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação