Mundo

Louvre bate recorde de visitas em 2011 com brasileiros em segundo

Agência France-Presse
postado em 03/01/2012 19:42
Paris - O Louvre registrou, em 2011, um aumento de 5% no número de visitantes, chegando à cifra recorde de 8,8 milhões de pessoas, "confirmando o primeiro lugar na preferência mundial", anunciou o museu.

Essa alta deve-se, principalmente, à visitação estrangeira (66%), "com uma forte retomada da presença americana e a procura, mais e mais acentuada, de pessoas vindas dos países emergentes", destacou o Louvre.

O Brasil é a segunda nacionalidade estrangeira mais representada, atrás apenas dos Estados Unidos, mas à frente de Itália, Austrália, China, Espanha, Alemanha e Rússia.

O recorde da frequência pode ser explicada, também, pelo sucesso das exposições paralelas realizadas em 2011, que atraíram 510 mil pessoas (%2b22% em relação a 2010), destacando-se, entre elas, "Rembrandt e a figura de Cristo" e "No reino de Alexandre o Grande". O museu também atraiu mais jovens: a metade dos visitantes tinha menos de 30 anos.

Depois do Louvre, os locais que mais se beneficiaram com o aumento do número de visitantes foram o castelo de Versailles (mais de 6 milhões de visitantes em média, por ano), o Centro Pompidou (3,6 milhões), o museu d;Orsay (2,9 milhões) e o museu do Quai Branly (1,3 milhão).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação