Mundo

Polêmico monumento de independência é inaugurado no México

Agência France-Presse
postado em 08/01/2012 09:27
O presidente mexicano, Felipe Calderón, inaugurou na noite de sábado na Cidade do México a "Estela de Luz", uma polêmica torre luminosa alusiva ao bicentenário da Independência do México que foi finalizada com mais de um ano de atraso e a um custo superior ao programado.

A "Estela de luz" é uma "homenagem aos mexicanos de hoje, aos heróis que nos últimos dois séculos forjaram esta grande nação", disse Calderón ao inaugurar o monumento, localizado ao lado do turístico Castelo de Chapultepec.

O monumento é uma torre de 104 metros de altura composta por 1.704 painéis fabricados com placas de quartzo, nos quais poderão ser observadas durante a noite diferentes imagens luminosas.

A "Estela de Luz" deveria ter sido concluída em agosto de 2010 para ser inaugurada em setembro do mesmo ano, quando o México comemorou os 200 anos de sua independência, mas foram registrados diversos atrasos em sua construção.

A imprensa, a oposição e organizações sociais criticaram o monumento por seu custo elevado, que inicialmente foi estimado em 350 milhões de pesos (cerca de 25,3 milhões de dólares) e que alcançou finalmente 1,035 bilhão de pesos (cerca de 75 milhões de dólares).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação