Mundo

Presidente de Taiwan é reeleito

Agência France-Presse
postado em 14/01/2012 14:49
TAIPÉ - O atual presidente Ma Ying-jeou, artífice de uma aproximação com a China, foi reeleito neste sábado frente à chefe da oposição, Tsai Ing-wen, partidária de uma política firme de independência em relação a Pequim.

"Vencemos", afirmou Ma ante seus seguidores reunidos no comitê de campanha no centro de Taipé. "Não é uma vitória pessoal, é a vitória dos taiuaneses e a vitória do caminho da integridade, da prosperidade e da paz", afirmou.

Tsai Ing-wen reconheceu a derrota ante seus os membros do Partido Progressista Democrático (PPD). "Aceitamos a decisão dos taiuaneses e felicitamos o presidente Ma", afirmou.

O presidente liderou claramente a eleição frente a Tsai Ing-wen, segundo projeções divulgadas com a metade dos votos apurados. Ma (do Kuomintang, KMT) tinha uma vantagem de mais de sete pontos percentuais sobre sua adversária do Partido Progressivo Democrata (PPD), segundo as projeções.

Dezoito milhões de eleitores foram convocados a votar para eleger o presidente e renovar 113 cadeiras de deputados no Parlamento.

Os Estados Unidos felicitaram Ma Ying-jeou pela vitória e classificou a ilha como "um das grandes histórias de êxito na Ásia", segundo comunicado da Casa Branca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação