Mundo

Herói da luta anticorrupção na China é recebido em consulado americano

Agência France-Presse
postado em 09/02/2012 08:44
Pequim - O governo dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira que um alto funcionário de Chongqing, conhecido pela luta contra a corrupção e que esta semana obteve uma misteriosa permissão de descanso por doença, foi recebido em um de seus consulados na China.

As circunstâncias da queda de Wang Lijun são objetos de várias especulações na China, enquanto circulam boatos na internet de que ele aparentemente tentou obter asilo ao visitar na segunda-feira o consulado geral dos Estados Unidos em Chengdu, a capital da província de Sichuan, vizinha de Chongqing (centro).

"Wang Lijun efetivamente pediu um encontro ao consulado geral dos Estados Unidos de Chengdu no início da semana, como adjunto do prefeito de Chongqing", declarou à AFP Justin Higgins, porta-voz da embaixada americana em Pequim. "Nós o recebemos, ele fez uma visita ao consulado, que depois deixou por vontade própria", completou, sem confirmar se Wang apresentou um pedido de asilo.

Wang, que também era chefe de polícia de Chongqing até semana passada, foi autorizado a gozar de uma "permissão de descanso" por esgotamento, anunciou o governo local na quarta-feira. Em outras ocasiões, o "esgotamento" foi usado com argumento pelo regime comunista para punir funcionários. Wang Lijun ganhou fama com o combate contra a corrupção em Chongqing.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação