Mundo

Oposição rejeita proposta de reforma da Constituição sugerida por Assad

postado em 16/02/2012 10:16
A oposição na Síria rejeita a proposta de reforma da Constituição, sugerida pelo governo do presidente Bashar Al Assad, que determina a realização de um referendo até o dia 26. Para os oposicionistas, o texto contém os mesmos princípios da atual, mantendo as prerrogativas do presidente. Desde março do ano passado, a Síria vive em clima de confrontos.

"O regime zomba da vontade dos sírios porque as condições para a realização do referendo não estão reunidas e o projeto elaborado não é legítimo", diz comunicado divulgado pelos comitês locais de Coordenação (LCC).

Assad, no entanto, disse que a nova Constituição será baseada no pluralismo e deverá suprimir todas as referências ao partido Baas. O fim da primazia do Baas era uma das reivindicações da oposição. Porém, pelo texto proposto, o presidente nomeará o primeiro-ministro e os integrantes do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação