Mundo

Marcas do terremoto e do tsunami no Japão ainda estão por todos os lugares

Rodrigo Craveiro
postado em 11/03/2012 08:00
Será preciso reconstruir muito mais que a infraestrutura devastada por uma das piores catástrofes naturais da história do Japão. Um ano após o terremoto de 9 graus na escala Richter provocar um tsunami que engoliu cidades e levou a um desastre nuclear de consequências ainda desconhecidas, os japoneses unem forças para reerguer sua própria moral. O trauma da destruição causada pelas ondas de até 15m de altura se soma ao medo da radioatividade expelida pelo que restou dos reatores da usina atômica de Fukushima Daiichi.

O fantasma daquele 11 de março de 2011 está estampado em dezenas de milhares dos 341.411 refugiados ainda impossibilitados de retornar para casa, ante o risco de contaminação. ;A vida por aqui mudou. A sociedade agora se move para a reconstrução;, afirma ao Correio, por meio da internet, Shuichi Endo (leia depoimento), 46 anos, morador de Sendai, capital da província de Miyagi ; uma das mais afetadas pela catástrofe, a 130km do epicentro.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação