Mundo

Casa de banhos pública que Lênin teria frequentado é demolida

Agência France-Presse
postado em 13/03/2012 14:20
São Petersburgo - Comunistas russos lamentaram nesta terça-feira (13/3) a demolição da casa de banhos públicos de São Petersburgo, que aparentemente foi frequentada por Lênin em 1917. "Vladimir Ilich se banhou aqui um pouco antes de ir para a Finlândia em agosto de 1917" (pouco antes da Revolução de Outubro, liderada pelos bolcheviques dirigidos por Lênin), afirmou Serguei Malinkovich, do movimento "Comunistas de São Petersburgo e sua região".

A casa de banhos de Udelniyé havia sido fechada para reformas há alguns anos e deveria ser reaberta em maio, segundo a imprensa local. "A casa de banhos, que datava de 1834, foi demolida sem discussão alguma a respeito e apesar de o governo local anterior ter proibido isso", afirmou Malinkovich.

As autoridades de São Petersburgo foram criticas em várias oportunidades nos últimos anos por aprovar projetos imobiliários que defensores do patrimônio consideram prejudiciais ao conjunto arquitetônico da ex-capital imperial.

Segundo uma ONG local, "Cidade Viva", mais de uma centena de edifícios históricos já foram demolidos nesta cidade, chamada Leningrado de 1924 a 1991.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação