Mundo

Coréia do Sul acusa Coréia do Norte de testar mísseis com ogiva nuclear

Agência France-Presse
postado em 19/03/2012 08:29
Seul - A Coreia do Sul acusou nesta segunda-feira(19/3) o regime comunista da Coreia do Norte de pretender testar um míssil com ogiva nuclear no lançamento, anunciado para abril, de um satélite civil, o que considerou uma "grave provocação".

"Nosso governo considera que o projeto da Coreia do Norte de colocar em órbita um suposto satélite é uma grave provocação, que pretende desenvolver um sistema de disparo de longo alcance das armas nucleares com mísseis balísticos", afirmou o porta-voz da presidência sul-coreana, Park Jeong-Ha.

A crítica foi feita após uma reunião do governo comandada pelo presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.

A Coreia do Sul informou que os projetos norte-coreanos estarão no centro das discussões da Cúpula Nuclear de Seul, que acontecerá na próxima semana e que terá as participações de representantes dos Estados Unidos, Japão, China, Rússia e União Europeia.

O regime comunista norte-coreano anunciou na sexta-feira que lançará um foguete, entre 12 e 16 de abril, para colocar em órbita um satélite de observação terrestre de uso civil, batizado de Kwangmyongsong-3.

De acordo com Pyongyang, o lançamento integra as comemorações do centenário do falecido fundador do país, Kim Il-sung.

O regime norte-coreano convidou especialistas e jornalistas estrangeiros para acompanhar o lançamento do satélite, que Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, UE e ONU consideram um teste de míssil disfarçado, o que descumpre uma resolução das Nações Unidas de 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação