Mundo

Mali: Conselho de Segurança exige restabeleciminto imediato do governo

Agência France-Presse
postado em 22/03/2012 20:19
Nova York - Os 15 países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas pediram, nesta quinta-feira (22/3), o "restabelecimento imediato da ordem constitucional e do governo democraticamente eleito" em Mali. Em declaração lida pelo embaixador Mark Lyall Grant da Inglaterra, país que preside o conselho, em março, os participantes condenaram com firmeza o golpe de Estado em Mali.

Além disso, pediram aos militares amotinados que "garantam a segurança do presidente Amadu Tumani Touré e retornem aos quartéis"; também reclamam "a libertação de todos os funcionários detidos" exigindo moderação. Consideram que se deve "preservar" o calendário previsto sobre eleições presidenciais, legislativas e referendo constitucional.

Uma junta militar tomou o poder em Bamako depois de várias horas de confrontos, fechando as fronteiras e dissolvendo as instituições, sob a justificativa de combater com eficácia a rebelião tuaregue e os grupos armados islamitas que atuam no norte do país.

O presidente deposto, Amadou Toumani Touré, está numa base militar de Bamako, junto com militares de elite de sua guarda presidencial.

As eleições, neste país da África oriental, estavam programadas para o dia 29 de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação