Mundo

Rick Santorum vence a primária da Louisiana

Agência France-Presse
postado em 25/03/2012 09:32
Nova Orleans - O pré-candidato Rick Santorum venceu neste sábado a primária republicana na Louisiana, sul dos Estados Unidos, o que diminuirá um pouco a distância que o separa de Mitt Romney, quien lidera a corrida pela candidatura presidencial para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro.

"Nossa campanha está fazendo história", afirmou Santorum em um e-mail enviado a seus seguidores depois de ser anunciado como o vitorioso no estado pela imprensa americana.

Santorum, um católico ligado ao Opus Dei, conquistou 11 vitórias nas 34 primárias e caucus celebrados em diversos estados americanos, em sua maioria graças ao respaldo dos cristãos evangélicos e membros da ala mais conservadora do partido.

"Desde Ronald Reagan em 1976 nenhum candidato conservador ganhava tantos estados como nós", completou Santorum.

"A razão pela qual nossa campanha está ganhando estado após estado é porque o povo quer um líder conservador autêntico e forte para enfrentar Barack Obama e não apenas alguém que desempenha ser um bom conservador", completou Santorum.

Mas o fracasso de Santorum no momento de convencer os eleitores moderados levam muitos a duvidar de sua capacidade de vencer o presidente democrata Barack Obama na votação de 6 de novembro.

O favorito Romney venceu em 21 estados, incluindo Flórida, Ohio e Michigan, considerados áreas vitais para as eleições gerais.

Santorum promete levar a disputa até a convenção republicana de agosto, caso Romney não consiga os 1.144 delegados necessários para ser designado o candidato.

Romney tem até o momento pelo menos 550 delegados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação