Mundo

Papa reza à santa padroeira de Cuba pelos cubanos privados da liberdade

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 14:42
Santiago de Cuba - O Papa Bento XVI rezou nesta terça-feira (27/3) para a Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, pelos "cubanos privados de liberdade" e para que o país "avance por caminhos de renovação e esperança".

O Papa disse que "suplicou à Virgem Santíssima pelas necessidades dos que sofrem, dos que estão privados de liberdade, separados de seus entes queridos ou passam por graves momentos de dificuldade", ao finalizar nesta manhã sua visita ao Santuário de Nossa Senhora da Caridade, o mais importante da ilha, onde a Virgem, muito popular entre os cubanos, é muito venerada.

"Vim como peregrino até a casa da bendita imagem de Nossa Senhora da Caridade, ;la Mambisa;, como vocês a invocam afetuosamente", contou o pontífice ante centenas de fiéis reunidos do lado de fora da Basílica Menor de El Cobre.

O Papa pediu à Virgem para que os jovens "não sucumbam a propostas que deixam a tristeza para trás, em alusão às drogas, ao hedonismo, à prostituição e à permissividade sexual, que a Igreja condena. Evocou ante a santa "os cubanos descendentes daqueles que chegaram aqui vindos da África". Também fez uma oração especial pela "população do Haiti, que ainda sofre com as consequências do terremoto de dois anos atrás.

Segundo a tradição, uma imagem de madeira da santa, com a inscrição "Eu sou a Virgem da Caridade", foi encontrada no mar por dois pescadores indígenas e um escravo em 1612. Foi levada então para a mina de El Cobre, perto de Santiago (sudeste da ilha), e ficou associada à história da libertação cubana, especialmente à luta contra a escravidão no século XIX.

"Sua presença neste povoado de El Cobre é um presente dos céus para os cubanos", afirmou Bento XVI. Um dos motivos da visita papal é a celebração dos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem.

Depois deste compromisso religioso, o Papa Bento XVI terá nesta terça-feira (27/3) o dia mais político de sua viagem a Cuba, durante um encontro no Palácio da Revolução de Havana com o presidente Raúl Castro e, talvez, com seu irmão Fidel.Papa Bento XVI durante visita ao santuário da Virgem da Caridade[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação