Mundo

Emir do Kuwait chega para cúpula árabe entre dirigentes em visita histórica

Agência France-Presse
postado em 29/03/2012 10:46
Bagdá - O emir do Kuwait, xeque Sabah al Ahmad al Sabah, chegou nesta quinta-feira (29/3) a Bagdá para participar na cúpula árabe, na primeira visita desde a invasão do país por parte de Saddam Hussein em 1990, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro. O premiê iraquiano Nuri al Maliki recebeu o xeque no aeroporto e os dois fizeram a revista da guarda de honra no tapete vermelho, segundo imagens da tv.

Mais de 20 anos depois da Guerra do Golfo, desencadeada pela invasão do Kuwait por parte do Iraque, continuam abertas diversas divergências entre os dois países, principalmente no que diz respeito a sua fronteira comum e às indenizações de guerra pelos sete meses de ocupação do Kuwait (agosto 1990 - fevereiro 1991). Maliki visitou o Kuwait em 14 de março e declarou ter a intenção de pôr fim às disputas que atrapalham as relações entre os dois países há duas décadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação