Mundo

Candidato americano à presidência do BM viajará à Rússia e Peru

Agência France-Presse
postado em 12/04/2012 17:33
Washington - O candidato americano à presidência do Banco Mundial (BM), Jim Yong-kim, viajará a Moscou e Lima a partir desta quinta-feira (12/4) como parte de sua campanha mundial por apoio, informou o Departamento do Tesouro. A visita de Kim, que já passou por Etiópia, China, Japão, Coreia do Sul, Índia, Brasil e México, coincidirá com a reunião do diretório do Banco no dia 16 para analisar as candidaturas.

Em termos oficiais, o Banco Mundial tem até o dia 20 de abril para decidir "por consenso" entre os três aspirantes ao posto: a ministra de Finanças nigeriana, Ngozi Okonjo-Iweala, de 57 anos, Yong-kim, de 52 anos, e o economista e ex-ministro colombiano José Antonio Ocampo, de 59 anos.

Os três candidatos foram recebidos esta semana pelos 25 membros do conselho de administração. A presidência do BM sempre esteve em mãos dos Estados Unidos por um acordo tácito que confere aos europeus a titularidade do FMI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação