Mundo

Guerra contra drogas é uma ameaça para a segurança internacional, diz IISS

Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 13:49
Londres - A guerra mundial contra as drogas criou uma ameaça para a segurança internacional que obriga a buscar alternativas para as atuais políticas, segundo um novo relatório apresentado nesta terça-feira (17/4) pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) de Londres.

O relatório, intitulado "Drogas, insegurança e Estados falidos: os problemas da proibição" pode agregar elementos ao debate iniciado pelos líderes das Américas, que, em sua recente cúpula, encomendaram à Organização de Estados Americanos (OEA) que explore novos enfoques para a luta contra o tráfico de drogas.

Depois de examinar as atuais políticas centradas na proibição, o informe conclui que estas não apenas impediram a produção, o tráfico e o consumo de drogas, como também provocarm uma maior violência e instabilidade nos Estados que produzem e pelos quais transitam estas substâncias destinadas essencialmente a consumidores no mundo desenvolvido. Neste contexto, os que pior se dão nesta guerra contra as drogas são os países em desenvolvimento produtores ou de trânsito, como a Colômbia ou o México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação