Mundo

Secretário de Defesa americano visitará Colômbia, Brasil e Chile

Agência France-Presse
postado em 20/04/2012 19:26

Washington - O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, viajará pela primeira vez à América Latina desde que assumiu seu cargo, visitando Brasília, Rio de Janeiro, Bogotá e Santiago do Chile, informou nesta sexta-feira (20/4) o porta-voz do Pentágono George Little.


Panetta "espera poder expandir a cooperação em defesa e segurança com três importantes países do mundo, cada vez mais importantes em nível regional, e também em termos de liderança internacional", declarou Little a jornalistas.

O secretário da Defesa, que iniciará a visita por Bogotá, chegará a Brasília na terça-feira (24/4), antes de seguir para o Rio de Janeiro, na quarta. A viagem será concluída na quinta-feira (26/4), em Santiago.

No Brasil, Panetta vai reforçar os vínculos bilaterais, após a anulação do contrato para fornecer aviões Super Tucano da Embraer para as forças afegãs.

O contrato de 380 milhões de dólares que seria entregue à Embraer foi suspenso após uma queixa da concorrente americana Hawker. Os altos comandos americanos decidiram fazer uma nova licitação.

O incidente ameaça prejudicar uma outra empresa, a americana Boeing, que planeja vender 36 caças F/A18 para o Brasil, ao custo de 5 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação