mundo

Tensão em países africanos predomina nas discussões de Patriota na África

Agência Brasil

Publicação: 24/04/2012 09:06 Atualização:

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reúne-se nesta terça-feira (24/4) com o responsável pelo Comitê de Paz e Segurança da União Africana (que reúne 42 nações), o argelino Ramtane Lamamra, em Adis Adeba, na Etiópia. Em pauta, as crises que atingem a Guiné-Bissau, o Mali, Sudão e Sudão do Sul. Desde ontem, Patriota está na Etiópia. Ele irá também à Tunísia e à Mauritânia.

Em comunicado divulgado nessa segunda-feira (23/4) à noite, o governo do Sudão acusa o vizinho Sudão do Sul de manter homens armados na fronteira entre os dois países. “O governo do Sudão do Sul não respondeu aos repetidos apelos da comunidade internacional e mantém as suas atividades hostis para minar a estabilidade e a segurança do Sudão”, diz a nota.

A região entre o Sudão e o Sudão do Sul é considerada uma das mais tensas da África, pois sofre com disputas políticas e econômicas internas, além de confrontos entre etnias e milícias. O número de refugiados que tenta escapar dos conflitos aumenta a cada ano.

Na Guiné-Bissau, a comunidade internacional se preocupa com a falta de acordo para negociar o fim do impasse causado pelo golpe de Estado, ocorrido no último dia 14. O Brasil e os países de língua portuguesa defendem uma solução negociada e pacífica. Mas os Estados Unidos querem o envio de forças de paz.

No Mali, a apreensão ainda é constante devido também a um golpe de Estado. A comunidade internacional condenou a ação e fechou um acordo para que até 6 de abril, o líder do golpe, Amadou Haya Sanogo, encerre o clima de instabilidade no país. A ideia é escolher o primeiro-ministro por consenso e promover eleições presidenciais no prazo de 40 dias.
Tags: celular

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.


  • Últimas notícias
  • Mais acessadas