Mundo

Ativista do Greenpeace sobrevoa e entra em central nuclear francesa

Agência France-Presse
postado em 02/05/2012 10:17
LAGAZETA / AFP PHOTO
Lyon - Dois militantes do Greenpeace foram detidos nesta quarta-feira (2/5) depois que um deles sobrevoou e entrou com um parapente motorizado na central nuclear francesa de Bugey (centro-leste), quatro dias antes do segundo turno da eleição presidencial francesas. A ação do Greenpeace tem como objetivo levar ao debate a segurança das centrais nucleares francesas, a poucas horas do esperado debate televisivo entre os dois candidatos ao Eliseu, o presidente conservador Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande.

A polícia informou que um militante de Greenpeace sobrevoou a central, lançou um fumígeno e pousou dentro da instalação, onde foi detido. O segundo militante foi detido do lado de fora da central, sob a suspeita de ter guiado o piloto do parapente. O grupo de defesa do meio ambiente anunciou que o objetivo da ação é enviar uma mensagem aos dois candidatos da eleição presidencial, que negam o risco nuclear. Atualmente a França obtém 75% da energia elétrica dos 58 reatores distribuídos por 19 usinas nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação