Mundo

Rui Duarte é designado primeiro-ministro de transição da Guiné-Bissau

Agência France-Presse
postado em 16/05/2012 14:24
Bissau - O economista Rui Duarte Barros foi nomeado nesta quarta-feira (16/5) primeiro-ministro de transição da Guiné-Bissau pelo presidente de transição Manuel Serifo Nhamadjo, pouco mais de um mês após o golpe de Estado militar de 12 de abril, indicou uma fonte oficial.

Duarte Barros é um ex-chefe da União Econômica e Monetária do Oeste Africano (Uemoa) que foi ministro das Finanças de seu país no início dos anos 2000. Ele é ligado ao Partido da Renovação Social (PRS), de Kumba Yala, que antes do golpe de Estado, era o principal líder da oposição.

Ele foi nomeado após a assinatura de um pacto de transição de um ano pelos representantes dos golpistas e de 35 partidos políticos, à exceção do partido que ocupava o poder, o Partido Africano pela Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC).

Rui Duarte Barros deve formar um governo de transição o mais amplo possível. O golpe derrubou o presidente Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro Carlos Gomes Junior, líderes do PAIGC.

Detidos no dia do golpe de Estado efetuado pelo chefe do Estado-Maior do Exército, Antonio Indjai, Pereira e Gomes Junior permaneceram detidos por duas semanas, e depois foram liberados em 27 de abril. Ambos estão refugiados no exterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação