Mundo

Inglês salta de mais de 700 metros de altura e aterriza sem paraquedas

Estado de Minas
postado em 23/05/2012 17:19

Gary saltou de mais de 700 metros de altura e aterrizou sobre uma
O paraquedista e dublê Gary Connery, de 42 anos realizou nesta quarta-feira um feito há muito aguardado pelos praticantes do voo livre. Gary saltou de uma altura de mais de 700 metros e pousou sem o uso de paraquedas em Oxfordshire, na Inglaterra.

Depois de saltar com de um helicóptero e voar por 45 segundos ele aterrizou sobre uma "pista" feita por 18 mil caixas de papelão. O dublê, que já fez mais de mil saltos de paraquedas em diversas modalidades, disse ao jornal britânico The Sun que buscou todas as formas de minimizar os riscos do salto. "Este salto terá um grande reconhecimento e será um marco na história da aviação", avaliou.

Para realizar a façanha de aterrizar sem a necessidade de um paraquedas Gary usou um "wing suit", uma vestimenta que é projetada em forma de asa e permite que o atleta possa voar por mais tempo e cobrir maiores distâncias. O traje usado no salto foi adaptado para reduzir a velocidade de voo tanto na vertical quanto na horizontal. Durante o salto ele atingiu uma velocidade de queda de 34 quilômetros por hora e de mais de 120 km/h de voo na horizontal. Para aterrizar Gary fez uma manobra para diminuir a velocidade até 80 km/ hora na horizontal por 24 km/h de queda.

A modalidade de salto com "wing suit" vem se desenvolvendo fortemente e os atletas tem avançado na habilidade para controlar os voos. Os paraquedistas costumam saltar nas encostas de grandes montanhas, um esporte que exige coragem e sangue frio. Confira o vídeo de Jeb Corliss, um dos grandes nomes da modalidade, durante um salto nos alpes suíços.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação