Mundo

Emirados poderão exportar petróleo sem passar por estreito de Ormuz

Agência France-Presse
postado em 27/05/2012 09:28
Fuyara - O oleoduto que permitirá aos Emirados Árabes Unidos exportar a maioria de seu petróleo sem passar pelo estreito de Ormuz, escapando, assim, das ameaças iranianas, estará em funcionamento em junho, anunciou à AFP uma autoridade do emirado.

A construção deste oleoduto de 360 km de comprimento começou em 2008 com o objetivo de evitar a passagem pelo estreito de Ormuz, que une a região petroleira do Golfo com o mar de Omã. Sua capacidade será de "1,8 milhão de barris por dia", ou seja, 70% da produção dos Emirados, país membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) que produz 2,5 milhões de barris por dia. O oleoduto conduzirá o petróleo dos campos de Habshan, no emirado de Abu Dhabi, a oeste, até o porto de Fuyaira.

Todas as exportações de Bahrein, Kuwait, Qatar e Emirados passam pelo estreito de Ormuz. A maioria do petróleo iraniano também utiliza este caminho, assim como parte do petróleo da Arábia Saudita. O Irã ameaçou nos últimos meses fechar o estreito de Ormuz se ocorresse algum tipo de sanção internacional contra suas exportações de petróleo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação