Mundo

Ahmadinejad reitera determinação do Irã em manter programa nuclear

postado em 31/05/2012 11:11
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em entrevista concedida à emissora francesa TV France 24 e reproduzida pela agência iraniana estatal de notícias, reiterou que o governo do país vai manter seu programa nuclear. Segundo ele, a base do programa é o enriquecimento a 20% de urânio. De acordo com Ahmadinejad, é direito do Irã manter pesquisas na área nuclear.

Ahmadinejad ressaltou que confia nos avanços das negociações, marcadas para 18 e 19 de junho, em Moscou, na Rússia, entre as autoridades do Irã e o grupo chamado P5%2b1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha). Na reunião, o Irã espera reduzir as restrições ao país devido às suspeitas de irregularidades no programa nuclear desenvolvido na região.
[SAIBAMAIS]
No entanto, o presidente demonstrou que as discussões em Moscou podem não avançar tanto quanto o desejado. "Nós não estamos esperando milagres na próxima reunião", disse Ahmadinejad. "Haverá áreas de trabalho que vão na direção certa e vamos trabalhar para que se chegue a um acordo construtivo." Segundo Ahmadinejad, não está em discussão a proposta, negociada em 2010 pelo Brasil, para que outro país desenvolva o enriquecimento de urânio e entregue o material aos iranianos. "Essa proposta não foi novamente apresentada. Mas aliviaria a situação e ajudaria a criar [mais] confiança", disse ele.

Como em ocasiões anteriores, o presidente negou o desenvolvimento de bombas atômicas no Irã. Segundo ele, as suspeitas contra o país são motivadas por questões políticas. De acordo com Ahmadinejad, o programa nuclear desenvolvido pelos iranianos tem fins pacíficos. Ele reclamou das sanções ao Irã que envolvem as áreas econômica, financeira, comercial e militar. "A minha pergunta é: qual dos problemas do mundo é resolvido com essas sanções? Será que elas trazem segurança? Elas garantem a observação dos direitos humanos [por exemplo]?", completou o presidente do Irã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação