Mundo

Presidente Goodluck decreta três dias de luto nacional após queda de avião

Agência France-Presse
postado em 03/06/2012 16:30

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou três dias de luto nacional após a queda neste domingo (3/6) de um avião que transportava 153 passageiros em um bairro popular da capital econômica nigeriana Lagos.

O presidente Jonathan "decretou um período de luto nacional de três dias para todos aqueles que perderam a vida na queda do avião da (companhia aérea) Dana em Lagos", indica um comunicado da Presidência. O chefe de Estado, que "cancelou todos os seus compromissos públicos previstos" para segunda-feira (4/6), ordenou "uma investigação completa" sobre o acidente, acrescenta o texto.

O presidente Jonathan "também ordenou que a bandeira nigeriana fique a meio mastro" durante o período de luto, indica o comunicado.


O avião pertencia à companhia aérea Dana, que ia da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros a bordo, disse o chefe da aviação civil, Harold Demuren.

Pouco antes das 20h00 GMT (17h de Brasília), a aviação civil indicou que não tinham sido encontrados sobreviventes. As causas da queda da aeronave ainda não foram reveladas.

"Não encontramos sobreviventes até o momento", declarou Demuren, que não mencionou o número de vítimas entre os moradores do bairro. Ele havia afirmado anteriormente que, provavelmente, todos os passageiros tinham morrido na catástrofe.

Segundo o porta-voz da polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes.

O porta-voz da companhia nigeriana Dana, Tony Usidamen, confirmou a queda de um dos aviões da companhia em Lagos, mas não forneceu maiores detalhes sobre a queda.

"Nós perdemos a comunicação com a aeronave. Emitiremos um comunicado oficial", indicou o porta-voz da empresa.

Lagos é a maior cidade da Nigéria e a segunda maior cidade africana depois do Cairo, capital do Egito.

Segundo os moradores da região, o avião voava em baixa altitude e emitia um som ensurdecedor vindo aparentemente da turbina. A companhia aérea doméstica Dana Air iniciou suas operações em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, alinhando uma frota composta por aviões MD-83, de acordo com seu site.

Os aviões da companhia fazem diariamente a ligação entre as cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Port Harcourt e Uyo.
Segundo os moradores da região, o avião voava em baixa altitude e emitia um som ensurdecedor vindo aparentemente da turbina. Ele chegou a atingir um edifício de dois andares.

A companhia aérea doméstica, Dana Air, iniciou suas operações em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, alinhando uma frota composta por aviões MD-83, de acordo com seu site.

Os aviões da companhia fazem diariamente a ligação entre as cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Port Harcourt e Uyo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação