Mundo

Colômbia ratifica detenção de ex-deputado investigado por sequestro

Agência France-Presse
postado em 21/06/2012 12:38
Bogotá - A justiça da Colômbia ordenou na noite de quarta-feira a prisão domiciliar do ex-deputado Sigifredo López, investigado desde maio por supostamente ter participado no próprio sequestro e de outros 11 colegas, que morreram em 2007 como reféns das Farc.

[SAIBAMAIS]O ex-deputado, que está detido desde 16 de maio, será transferido nas próximas horas para sua residência na cidade de Cali para cumprir a prisão domiciliar. "Levamos em consideração as evidências e o material probatório no processo e que para esta decisão se traduza especialmente em uma pluralidade de testemunhos de pessoas que falam sobre a possível participação de López nos fatos imputados", afirma um comunicado da procuradoria.

A procuradoria tem 239 dias para qualificar o processo e determinar se Lopez vai a julgamento. O ex-deputado pode ser processado por traição, rebelião, sequestro e homicídio agravado do policial Carlos Cendale. Em 11 de abril de 2002, López e 11 colegas da Assembleia de Deputados do Valle foram retirados da sede legislativa por guerrilheiros das Farc disfarçados de solados do Exército.



Em 18 de junho de 2007, os insurgentes, que mantinham os deputados como reféns em uma área montanhosa do sudoeste do país, acreditaram que estavam sendo atacados pelo Exército e fuzilaram 11 deles. Ao ser libertado, em 5 de fevereiro de 2009, López disse que não foi assassinado porque estava separado do grupo como forma de punição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação