mundo
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Chefe de gabinete de Lugo chama impeachment de "golpe de Estado"

Agência Brasil

Publicação: 21/06/2012 21:57 Atualização: 21/06/2012 22:09

O chefe de gabinete do governo de Fernando Lugo, Miguel López Perito, classificou de “golpe de Estado” o processo de impeachment iniciado nesta quinta-feira (21/6) contra o presidente do Paraguai. Nesta sexta-feira (22/6), o Senado, que se constituiu em um tribunal, irá decidir sobre o futuro político de Lugo.

“Isso é um golpe de Estado preparado”, disse Perito em entrevista ao canal de televisão multiestatal na América do Sul, Telesur.

Perito acusa os partidos Colorado, de oposição, e Liberal, aliado do governo, que lideraram a abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, de tentarem boicotar as novas eleições gerais, marcadas para serem realizadas dentro de nove meses. “Eles temem que setores progressivos voltem a ganhar”, disse.

O chefe de gabinete critica o pouco tempo para defesa dado a Lugo. De acordo com rito aprovado na tarde de hoje pelo Senado, o presidente paraguaio terá duas horas nesta sexta-feira para se defender.

 

Leia mais notícias de Mundo

 

As acusações contra ele serão apresentadas ainda hoje por um grupo de cinco deputados perante o Senado. Depois do pronunciamento das partes, os senadores julgarão, nesta sexta-feira, o caso contra Lugo e darão a sentença, marcada para às 16h30 (17h30 em Brasília).

Segundo a Telesur, o policiamento em frente ao Congresso Nacional foi reforçado para evitar possíveis conflitos.

Os deputados aprovaram o início do processo de impeachment sob alegação de mau desempenho de Lugo diante de um conflito agrário ocorrido sexta-feira passada (15/6) e que resultou na morte de pelo menos 17 pessoas, entre camponeses e policiais. O chefe de gabinete argumenta que o caso está sob investigação.

Tags: celular

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.