Mundo

Autoridade fica ferida e funcionário morre após explosão de carro

postado em 19/07/2012 17:05
Moscou - O mufti da República do Tartaristão, de tradição muçulmana, ficou ferido na explosão de seu carro, enquanto seu adjunto foi assassinado a tiros nesta quinta-feira (19/7), em atentados que provocaram o temor de uma desestabilização da região.

"É um grave sinal que nos lembra que a situação do nosso país não é a ideal", em termos de segurança, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin.

O carro do mufti Ildus Faizov, 49 anos, explodiu no centro de Kazan, a capital regional, indicou o porta-voz da comissão de investigação russa, Vladimir Markin. O correspondente do canal NTV disse que o mufti, ferido na perna por uma primeira explosão, conseguiu sair do veículo antes da detonação de uma bomba.



A vida do clérigo não está em perigo, acrescentou a fonte. Já o adjunto do mufti, Valiula Iakupov, 48 anos, foi morto a tiros fora de sua casa na manhã desta quinta-feira, indicou a comissão.

O mufti e seu adjunto eram conhecidos por seu envolvimento na luta contra a ascensão de correntes radicais islâmicas no Tartaristão, uma região de quatro milhões de habitantes. Putin prometeu "encontrar, desmascarar e castigar os criminosos" que cometeram os ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação