Mundo

Televisão da Coreia do Norte confirma que líder do país está casado

Agência France-Presse
postado em 25/07/2012 09:43
Kim participou de um evento no Parque de Diversões do Povo de Nungra com a esposaA televisão estatal norte-coreana confirmou nesta quarta-feira (25/7) que seu líder Kim Jong-un está casado e informou que o nome de sua esposa é Ri Sol-ju. O anúncio acabou com semanas de especulação sobre a identidade da jovem mulher fotografada ao lado do novo líder em diversos eventos oficiais neste mês.

A televisão divulgou que Kim participou de um evento no Parque de Diversões do Povo de Nungra com a esposa. A agência oficial de notícias também relatou que Kim e a mulher foram ao evento e receberam "boas vindas entusiasmadas". Não há informações corretas sobre quando o casal visitou o parque ou há quanto tempo eles estão casados.

Kim, que, acredita-se, esteja próximo dos trinta anos, assumiu o comando do país nuclearmente armado quando seu pai, Kim Jong-il, faleceu, em dezembro de 2011. Mas o país não havia divulgado detalhes de sua vida particular anteriormente. A mulher foi vista pela primeira vez com Kim Jong-un durante um show em Pyongyang no dia 5 de julho. Ela também foi vista caminhando perto do líder no dia 8 de julho quando ele visitou o mausoléu de seu avô, Kim Il-sung.



No dia 24 de julho, fotos divulgadas pela televisão estatal mostravam Ri Sol-ju perto do novo líder durante uma visita a um jardim de infância. Com outros funcionários do governo alguns passos atrás do casal, a mulher foi vista sorrindo imediatamente atrás ou ao lado de Jong-un enquanto ele abraçava e falava com as crianças.

Diferentemente de seu pai, que falou apenas uma vez em um evento público durante seus 17 anos no poder, o jovem Kim cultiva um estilo extrovertido e informal. Ele foi visto abraçando soldados, posando para fotos com tropas e de braços dados com mulheres. Analistas afirmam que Kim parece estar no comando da nação, apesar de ter tido relativamente pouco tempo para se preparar para a sucessão. Na última semana, o regime afastou o poderoso chefe militar Ri Yong-Ho supostamente por razões de saúde, o que foi visto como um movimento do jovem líder para reforçar seu domínio sobre as forças armadas de 1,2 milhão de integrantes.

[SAIBAMAIS]Kim Jong-un foi nomeado posteriormente como "Marechal" da Coreia do Norte, um título concedido anteriormente ao seu pai. O centro de estudos International Crisis Group, em um relatório divulgado nesta quarta-feira, disse que Kim parece estar no poder por seus próprios méritos, apesar das especulações de que ele se apoiaria em assessores próximos. Mas afirmou que nada sugere que o jovem líder tomará medidas para melhorar a qualidade de vida de seu povo ou reduzir os atritos regionais.

As tensões regionais aumentaram desde que a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance no dia 13 de abril. O país afirmou que o objetivo era lançar um satélite pacífico, mas os Estados Unidos e seus aliados acreditam que era um teste de míssil balístico disfarçado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação