Mundo

Ministro descarta base naval dos EUA em território australiano

Agência France-Presse
postado em 02/08/2012 11:56
Sydney - O ministro australiano da Defesa informou que o país não terá uma base naval militar americana, como mencionou um relatório solicitado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, uma proposta que certamente incomodaria a China.

[SAIBAMAIS]Segundo a imprensa australiana, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) com sede em Washington, elaborou um relatório sobre a questão, atendendo uma demanda do Departamento de Defesa, que foi apresentado ao Congresso. O documento menciona a possibilidade dos navios de guerra americanos utilizarem a base naval militar australiana de Sterling, próxima de Perth. Mas o ministro australiano da Defesa Stephen Smith descartou a ideia.



"Não temos base militar americana na Austrália e não pensamos em ter. Do que falamos é de um acesso fácil a nossas instalações aéreas ou marítimas. Nada mais", declarou o ministro. "A razão estratégica disto é a importância crescente da Índia e da bacia do Oceano Índico", completou. "O estudo mencionado na imprensa é um relatório independente submetido ao governo dos Estados Unidos. Não é um documento do governo dos Estados Unidos", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação