Mundo

Chuva de estrela cadentes terá programação especial em países europeus

Agência France-Presse
postado em 09/08/2012 11:57
Toulouse - Alguns meses antes do fim do mundo, que alguns anunciam para o dia 21 de dezembro de 2012, a "Noite das Estrelas" (10, 11 e 12 de agosto) oferecerá um fabuloso espetáculo a milhares de fãs de Astronomia, que poderão observar estrelas cadentes durante três noites se as nuvens não impedirem.

O programa da noite foi estabelecido pelo próprio universo: Saturno e Marte passarão primeiro, seguidos pelas estrelas mais brilhantes da constelação, pelo "Triângulo de verão", composto por Vega, Altair e Deneb, para terminar com uma chuva de estrelas cadentes por volta da meia-noite.

Poucos dias depois de um robô americano, o Curiosity, pousar no planeta vermelho, Marte é o convidado de honra da 22; edição da "Noite das Estrelas", que dará lugar a 350 eventos na França, organizados pela Associação Francesa de Astronomia (AFA). Mas a "Noite das Estrelas" também é realizada em outros países, como Bélgica, Suíça, Lituânia, Albânia, Tunísia e Argélia.



[SAIBAMAIS]Neste ano, as condições de observação serão particularmente favoráveis no hemisfério norte porque não haverá Lua. Na França, entre os locais emblemáticos onde este espetáculo poderá ser observado, encontra-se uma área geográfica próxima a Cahors, conhecida como o "triângulo negro do Quercy", uma zona que ficou a salvo da poluição luminosa das aglomerações e vias de comunicação.

Outro dos locais mais populares, desta vez em uma zona urbana, será o andar 59 da torre de Montparnasse em Paris. Cerca de 300 associações e clubes de Astronomia estão se mobilizando este ano para colocar à disposição do público seus telescópios e lentes. Desta maneira, o público poderá observar galáxias longínquas, assim como os anéis de Saturno e a intensa cor vermelha de Marte.

No entanto, para poder aproveitar este espetáculo, bastará se deitar no chão e olhar para o céu, no qual poderão ser observadas a cada noite "dezenas de estrelas cadentes". O programa completo está no site www.afanet.fr ou pode ser baixado gratuitamente o aplicativo para iPhone "Ma nuit" ("Minha noite").

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação