Mundo

Manifestação da ultradireita poderá exibir charges de Maomé em Berlim

Agência France-Presse
postado em 16/08/2012 15:00
Berlim - Um grupo alemão de extrema-direita poderá mostrar polêmicas charges do profeta Maomé durante manifestações previstas para sábado (18/8) diante de mesquitas de Berlim, decidiu um tribunal da capital alemã.

O tribunal administrativo de Berlim rejeitou um pedido da uma associação de mesquitas que queriam impedir o grupo ultradereitista alemão "Pro Deutschland" de exibir essas caricaturas consideradas ofensivas.

[SAIBAMAIS]Essas caricaturas desencadearam uma onda de manifestações violentas em diferentes pontos do mundo depois de terem sido publicadas pela primeira vez em 2005 em um jornal dinamarquês. Inúmeros muçulmanos ficaram revoltados porque sua religião proíbe representar graficamente seu profeta.

O tribunal justificou sua decisão alegando que o fato de mostrar as charges não incita ao ódio contra uma população em particular.



O grupo "Pro Deutschland" organizou manifestações em ocasião do final do Ramadã, mês sagrado de jejum dos muçulmanos, sob o slogan: "O Islã não faz parte da Alenanha - É preciso deter a islamização". Segundo a imprensa alemã, a Polícia de Berlim teme que a manifestação de sábado acabe em distúrbios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação