Mundo

EUA: Republicanos divulgam declaração de renda do republicano Paul Ryan

Agência France-Presse
postado em 18/08/2012 07:54
RIVERHEAD - O candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Paul Ryan, pegou 15,9% de imposto de renda em 2010 e 20% em 2011, revela sua declaração de rendimentos divulgada nesta sexta-feira pela equipe da campanha presidencial de Mitt Romney.

Paul Ryan e sua mulher Janna pagaram 64.764 dólares em impostos sobre a renda total de 323.416 dólares em 2011. No ano anterior, o casal teve uma renda de 215.417 dólares, pela qual pagou 34.233 dólares de imposto.

A política da campanha republicana de difundir apenas as declarações de renda dos últimos dois anos dos candidatos tem sido criticada pelos democratas, que pedem a divulgação dos números referentes aos anos anteriores a 2010.

[SAIBAMAIS]A campanha do presidente Barack Obama, que tentará a reeleição no dia 6 de novembro, acusa Romney de ser um empresário elitista e insensível à situação dos americanos menos favorecidos. Os democratas citam como exemplo a posição favorável de Romney ao corte de impostos sobre os mais ricos e sobre as empresas.

Romney anunciou na quinta-feira que "nunca pagou menos de 13% de imposto (de renda) durante a última década". O candidato republicano é um investidor e a legislação fiscal americana favorece os rendimentos sobre capitais. Um trabalhador nos Estados Unidos pode pagar até 35% de imposto de renda.

Romney propõe a redução da alíquota máxima do imposto de renda para 20%, eliminar o imposto sobre rendimentos de investimentos e impostos imobiliários, e diminuir o imposto sobre as empresas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação