Mundo

Espiões alemães operam em frente à costa da Síria

Agência France-Presse
postado em 19/08/2012 08:38
Berlim - Espiões alemães estão mobilizados em frente à costa síria e transmitem informação para ajudar os rebeldes em seu combate contra o presidente Bashar al-Assad, informa um jornal alemão neste domingo (19/8).

Agentes do Serviço Federal de Informação (BND) operam a partir de barcos em frente à costa síria, graças a uma tecnologia que permite observar os movimentos de tropas a uma distância de 600 km no coração do país, informou o semanário Bild am Sonntag.

Transmitem suas informações a oficiais americanos e britânicos que fornecem, por sua vez, a informação aos rebeldes sírios.

Segundo um funcionário americano que pediu o anonimato, "nenhum serviço de informação ocidental tem fontes tão boas na Síria" quanto o BND alemão, acrescenta o semanário.

Os agentes alemães também estão ativos no conflito sírio desde a base da Otan na cidade turca de Adana, segundo o Bild.

"Podemos ficar orgulhosos da contribuição significativa que fornecemos para fazer o regime de Assad cair", confessa um funcionário do BND à publicação.

O BND não estava disponível para comentar estas informações.

Berlim insiste que uma intervenção militar não é a solução para resolver o conflito sírio, que já dura mais de 17 meses, mas o ministro da Defesa, Thomas de Maizi;re, declarou recentemente que a Alemanha poderia fornecer outro tipo de ajuda, como o apoio humanitário e logístico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação