Mundo

Isaac deixa nove mortos no Caribe e ameaça Flórida

Agência France-Presse
postado em 26/08/2012 21:08
Tampa (EUA) - A tempestade tropical Isaac ameaçava neste domingo (26/8) virar furacão em sua aproximação da Flórida, depois de matar sete pessoas no Haiti e outras duas na República Dominicana. Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) em Miami, às 21H00 local (18H00 Brasília) Isaac se deslocava em direção oeste-noroeste a 26 km/h e "seu centro deve sair dos Keys da Flórida esta noite (domingo) para chegar ao Golfo do México na segunda-feira", com ventos firmes de 95 km/h.

Nas próximas 48 horas, Isaac pode ganhar força e se converter em furacão, advertiu o CNH. A Flórida decretou estado de emergência no sábado, medida também adotada pelos Estados de Louisiana, Alabama e Mississipi na noite deste domingo.

O governador da Flórida, Rick Scott, garantiu que os serviços estatais estão preparados para enfrentar Isaac, mas admitiu sua preocupação com o risco de inundações. O avanço de Isaac fez com que o Partido Republicano adiasse o início de sua convenção nacional - prevista para esta segunda-feira em Tampa - para a próxima terça-feira.



A convenção republicana designará oficialmente Mitt Romney como candidato à Casa Branca e seu companheiro de chapa, Paul Ryan, como candidato à vice-presidente dos Estados Unidos. No Haiti, Isaac matou sete pessoas e obrigou à evacuação de 5 mil pessoas que vivem em 18 acampamentos destinados às vítimas do terremoto de 2010.

[SAIBAMAIS]Na República Dominicana, duas pessoas morreram e 13 mil foram evacuadas devido a inundações provocadas por Isaac. Vários grupos petroleiros retiraram seu pessoal das plataformas no Golfo do México, temendo que Isaac se transforme em furacão.

A British Petroleum (BP) evacuou todos os trabalhadores da plataforma Thunder Horse, na parte oriental do golfo, e também retirou seu "pessoal não essencial" de outras instalações offshore na zona de Mississippi Canyon, mais ao centro do Golfo de México. Isaac atravessou no sábado duas províncias do oriente cubano por cinco horas e deixou danos em moradias e cultivos, mas não houve registro de vítimas, segundo as primeiras informações da imprensa local.

Isaac entrou em Cuba pela zona de Imías, extremo oriental do país, e em seu impacto causou danos em Baracoa, a cidade mais antiga da ilha, segundo o jornal Juventude Rebelde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação