Mundo

Imprensa alemã infiltrada pela 'Securitate', segundo premiê romeno

Agência France-Presse
postado em 01/09/2012 13:36
Bucareste - A antiga polícia política da Romênia, a ;Securitate;, infiltrou na imprensa alemã "seus melhores homens", afirmou o primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, para justificar as críticas de Berlim após a tentativa de destituição do presidente Traian Basescu.

"Na Alemanha, a antiga Securitate de (Nicolae) Ceausescu tinha e segue tendo seus melhores homens na imprensa", disse Ponta durante uma entrevista na sexta-feira concedida à rede Antena 3. "Há pessoas lá que, se virem estes últimos vinte anos, são as únicas que escrevem sobre a Romênia e fazem isso ;como deve ser feito;", disse Ponta, acrescentando ironicamente que estes últimos "falam romeno tão bem como você e eu", apesar de terem nomes alemães.

Berlim havia criticado violentamente o governo de centro-esquerda de Ponta, considerando que o processo de destituição de Basescu, lançado em julho, é "inaceitável" e viola os princípios do Estado de direito.

Leia mais notícias em Mundo

O processo de destituição do presidente de centro-direita foi também criticado pela Comissão Europeia e pelos Estados Unidos.

Ponta anunciou na sexta-feira, por meio de uma carta destinada aos líderes socialistas europeus, que havia desistido de sediar seu congresso em Bucareste para evitar "ataques injustos" da imprensa.

Segundo o site EurActiv, que cita fontes europeias, essa decisão foi tomada devido às reticências de várias autoridades socialistas em se colocar ao lado de um "líder tão polêmico como Ponta".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação