Mundo

Juan Manuel estima que as negociações com as Farc devem durar "meses"

postado em 05/09/2012 07:45
O acordo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano, previsto para começar na primeira quinzena de outubro, em Oslo (Noruega), se encerrará ;em meses, não em anos;. A promessa foi feita pelo presidente Juan Manuel Santos, durante discurso, na tarde de ontem. Pela segunda vez em duas semanas, Santos comentou o processo de negociação. ;Trabalhamos com seriedade, e devo reconhecer que as Farc também. Se as Farc abordarem a fase seguinte com a mesma seriedade, temos boas perspectivas;, afirmou, acrescentando que não cederá terreno às Farc nem interromperá as ações militares. ;Elas continuarão com a mesma ou com mais intensidade;, garantiu.

A declaração mostrou ao povo que o governo não pretende cometer os mesmos erros da fracassada negociação de paz de Caguán, que durou, oficialmente, três anos. Uma hora depois, as Farc confirmaram o processo, em mensagem transmitida pela emissora de tevê estatal cubana e gravada no Palácio de Convenções de Havana. A capital cubana sediará a maior parte das conversas.

Clique aqui e veja o discurso do presidente Juan Manuel Santos, explicando os termos do acordo de negociação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação