Mundo

Japão quer comprar ilhas da China por valor estimado em U$26 milhões

Agência France-Presse
postado em 10/09/2012 08:57
Tóquio - O governo japonês decidiu comprar as ilhas Senkaku, um arquipélago no Mar da China reivindicado por Pequim, anunciou o porta-voz de Tóquio. "Durante uma reunião ministerial, decidimos virar proprietários das três ilhas Senkaku o mais rápido possível", declarou o porta-voz Osamu Fujimura, usando o nome japonês deste pequeno arquipélago que Pequim chama de Diaoyu.

Fujimura informou que o governo fechou na sexta-feira (7/9) um acordo com os proprietários, uma família privada japonesa, mas não quis revelar o preço da aquisição. Segundo a imprensa, o valor da transação seria de 2,05 bilhões de ienes (26,1 milhões de dólares).



[SAIBAMAIS]A decisão de comprar as ilhas, que formalmente pertencem a integrantes da guarda costeira japonesa, pretende garantir "a preservação da tranquilidade e estabilidade", afirmou o porta-voz.

Este grupo de ilhas sem habitantes, 2.000 km ao sudoeste de Tóquio e 200 km ao nordeste das costas de Taiwan, que também reivindica o arquipélago, é um dos principais fatores da tensão entre Japão e China. No sábado (8/9), Pequim advertiu mais uma vez, formalmente, a Tóquio que não desistirá da reivindicação.

Em agosto, ativistas chineses desembarcaram em uma das ilhas e foram rapidamente detidos. Em seguida foram expulsos. Poucos dias depois, nacionalistas japoneses chegaram ao mesmo local com uma bandeira do país. A ação provocou manifestações antijaponesas em mais de 20 cidades da China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação